Robótica e Tecnologia Educacional chegam à Amazônia

O futuro da educação na Amazônia ganhou um importante reforço. Em parceria, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, unidade de negócios da Positivo Tecnologia, lançaram oficialmente, no dia 15 de abril o programa “Robótica Educacional e Educação Tecnológica na Amazônia”, na sede do instituto em Manaus.
A iniciativa já começa com força total: o município de Tefé foi o primeiro a aderir à proposta, que, além disso, conta com o apoio do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.

Com foco em ampliar o acesso à tecnologia e à educação de qualidade, o programa é uma iniciativa sem fins lucrativos e promove a união entre o setor público e privado.

A ideia é simples, mas poderosa: levar robótica educacional e formação tecnológica a crianças e adolescentes de escolas urbanas, ribeirinhas e indígenas. Saiba mais.
Educação com propósito: mais de 4 mil alunos beneficiados com Robótica e Tecnologia
O projeto prevê o envio de kits da Lego Education para 130 escolas da capital e do interior do estado, beneficiando, assim estudantes da educação infantil ao ensino fundamental. Com isso, a expectativa é impactar mais de 4 mil alunos, estimulando não apenas o pensamento lógico, mas também a criatividade e o trabalho em equipe desde cedo.
Além dos kits, o programa oferece também formação pedagógica para os professores, com conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e materiais que facilitam a aplicação da robótica e tecnologia de forma estruturada dentro das salas de aula.

Um lançamento com energia e inspiração

O evento de lançamento reuniu representantes de empresas, secretarias de governo, imprensa e o time de robótica Tupã Machines, da Escola Sesi de Manaus.
Durante o evento, a apresentação dos alunos chamou atenção pelo domínio técnico e pela forma didática com que explicaram os projetos desenvolvidos com os kits.
Isso representou uma amostra prática de como a robótica pode transformar o ambiente escolar e despertar talentos.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, reforçou o compromisso do governo com a causa:
“Nosso objetivo é disponibilizar as estruturas estaduais para a aplicação desta iniciativa, que é de suma importância para o desenvolvimento do nosso estado.”
Já o Subsecretário Municipal de Gestão Educacional, Arone Bentes, destacou o papel transformador da robótica:
“Quando somamos esforços para ampliar o acesso à tecnologia e à educação, estamos, de fato, construindo cidadania.”
Novas parcerias, maior impacto

Para ampliar o alcance do programa, a iniciativa busca empresas parceiras que tenham foco em ações de ESG voltadas à educação e ao desenvolvimento da Amazônia. Dessa forma, a previsão é que a implementação nas escolas participantes aconteça já a partir de agosto deste ano.
Se a sua empresa compartilha o compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio da educação, junte-se a nós nessa transformação.
Para saber mais e tornar-se um parceiro apoiador do programa Robótica Educacional e Educação Tecnológica na Amazônia, entre em contato com o INDT e descubra como sua marca pode fazer parte dessa jornada de impacto social e inovação.