A Certificação assegura que um produto, serviço, processo ou sistema está em conformidade com requisitos normativos ou regulatórios específicos. Esse processo é conduzido por organismos de certificação e fundamenta-se em normas específicas aplicáveis ao objeto da avaliação (produtos, sistemas, pessoas, serviços).
A Acreditação garante que os organismos responsáveis pela avaliação da conformidade, como laboratórios e organismos de certificação, possuam a competência técnica e imparcialidade necessárias para realizar avaliações confiáveis e precisas. Esse processo é realizado por organismos de acreditação, como a Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO no Brasil, que avaliam e reconhecem a capacidade dos organismos de avaliação da conformidade. A Acreditação foca na avaliação da capacidade técnica e competência desses organismos, assegurando sua imparcialidade e a confiabilidade dos resultados obtidos. Além disso, é baseada em normas internacionais de competência, como ISO/IEC 17025 (para laboratórios), ISO/IEC 17020 (para organismos de inspeção) e ISO/IEC 17065 (para organismos de certificação de produtos), entre outras.
De maneira geral, tanto as certificações quanto as acreditações proporcionam benefícios significativos para a empresa, tais como a padronização e a otimização dos processos, a identificação de não conformidades e oportunidades de melhoria, além de contribuir para o estabelecimento de um ciclo de melhoria contínua, promovendo maior eficiência, qualidade e competitividade organizacional.