Equipamento Multiusuário

Equipamento Multiusuário – Normas e Condições de Uso


Os equipamentos apresentados a seguir fazem parte do parque de Equipamentos Multiusuários do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas – INDT, são instrumentos de grande porte que foram adquiridos através de verbas e/ou auxílios concedidos por diversas agências de fomento e verba privada.

Esta normatização objetiva o uso dos equipamentos, garantindo assim a otimização dos recursos investidos e a integração dos diferentes grupos de pesquisa presentes na região e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas – INDT, com uma ampla gama de equipamentos nas suas diferentes áreas de atuação. Abaixo seguem alguns parâmetros que consideramos essenciais para o funcionamento adequado dos mesmos:

Regras de acesso e prioridades

O agendamento e utilização dos equipamentos deverão ser coordenados pelos responsáveis e em comum acordo e autorização do gerente dos laboratórios, para tanto alguns critérios devem ser adotados.

Cadastro do Usuário

  1. Nome do usuário e responsável pelo projeto;
  2. Laboratório de origem;
  3. Entidade financiadora, título e resumo do projeto;
  4. Objetivos;
  5. Metodologia;
  6. Período previsto para a utilização;
  7. Observações.

Público para quem será prestado o serviço

Grupos de pesquisa presentes na região e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas – INDT, além de estudantes de pós-graduação e pesquisadores da comunidade técnico-científica dos Estados da região Norte do Brasil.

Prioridade de Uso

  1. Projetos diretamente ligados às solicitações dos equipamentos;
  2. Projetos do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas – INDT;
  3. Projetos externos.

Citação em publicações e/ou relatórios derivados ou apoiados pelo uso do equipamento:

A citação em publicações, teses ou relatórios derivados ou apoiados pelo uso do equipamento, deverá ser na forma de agradecimentos, em material e métodos ou coautoria a critério da participação efetiva do grupo e acordo entre usuário e responsável pelo equipamento.

Normas

  • As análises sempre serão realizadas no horário de funcionamento do equipamento.
  • A solicitação de agendamento do equipamento multiusuário deve ser realizada com 20 dias de Antecedência. Isto é importante para que o analista otimize o tempo para preparar o método, calibrar o equipamento e realizar as análises.
  • O tempo de calibração e estabilização do equipamento no momento da análise é de responsabilidade do técnico do laboratório.
  • Caso houver algum problema com o equipamento multiusuário, este será informado ao solicitante via e-mail, indicado na solicitação de agendamento.
  • Em caso de urgências nas análises, esta será tratada diretamente com o comitê gestor ou com a gerência do laboratório.

Valor/hora de funcionamento

Será avaliado de acordo com a demanda do usuário. O valor será simbólico referente à hora de análise (incluindo a preparação das amostras).

Aquisição e a análise dos dados

Serão feitas pelo Técnico responsável do laboratório, salvo quando os responsáveis julgarem que o usuário possui treinamento suficiente no equipamento.

Reagentes e material de consumo

Devem ser providos pelo usuário, a critério do responsável.​​

Contato

Laboratórios do INDT

Telefones

  • Jefferson Silva – Gerente dos laboratórios: (92) 99250-8358
  • Leonardo Loureiro – Consultor de vendas: (92) 98639-9044
  • Patrícia Dias – Consultora de vendas: (92) 98127-1542

E-mails

  • jefferson.silva@indt.org.br
  • laboratorios@indt.org.br

Comitê Gestor

Entre as atribuições do Comitê Gestor de Equipamentos Multiusuários e da gerência dos laboratórios estão estabelecer normas de procedimentos de uso, funcionamento e avaliação dos equipamentos multiusuários, bem como definir critérios para a avaliação das solicitações de uso dos equipamentos multiusuários do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas – INDT por empresas ou instituições de pesquisa e ensino externas.

Laboratório de Hardware

Neste link você confere o cadastro do laboratório do INDT (LabHW-INDT – Laboratório de Hardware do INDT) junto à plataforma de PNIPE, constando os equipamentos disponibilizados para uso compartilhado, bem como suas respectivas especificações.

Pular para o conteúdo